14 dicas para garantir um banheiro impecável em eventos dentro de casa

Foto original: Adamophoto
Foto original: Adamophoto

Nós nos mudamos para esta casa em janeiro de 2010, enquanto ela estava em obra. Obra essa que havia começado há dois anos. Não queríamos nos mudar nessa situação, mas não tínhamos mais condições financeiras para manter nosso apartamento e a reforma. Então, fizemos o que precisava ser feito.

Eu estava grávida do Miguel e Matheus tinha 6 anos. E o que aconteceu foi que ficamos morando no segundo andar da casa, sem sala, sem cozinha, sem quintal e com um canteiro de obras no primeiro andar. Era canteiro de obras mesmo! Alguém que chegasse na porta de casa e olhasse lá para dentro pensaria: “Nossa, o pessoal ainda vai demorar muito para se mudar.”  🙂

Uns 7 meses depois, a sala, a cozinha e o banheiro social foram liberados! Foi uma alegria tão grande, que logo organizamos um lanche de inauguração do primeiro andar para a família. Arrumei o que podia ser arrumado, fiz cachorro quente e o povo começou a chegar.

Ao usar o banheiro social, naquele dia, notei que a descarga estava muito forte. Não lembro se falei com o Nando, mas achei que não tinha tanta importância. Então, durante a reunião, o pessoal começou a usar o toalete (rsrsrs) e eu nem aí! Lá pelas tantas, um dos sobrinho abriu a porta do banheiro devagarinho e disse: “Tio Nando, a descarga tá forte para caramba e parece que disparou!”

Gente, foi água de privada caindo pela borda do vaso como cachoeira, alagando o banheiro e passando por baixo da porta até chegar na sala! E foi um tal de pegar pano, cadê os panos, ninguém pisa, Matheus sai daí, que só rindo para não chorar! Indescritível!

Como estávamos em família, aquilo foi mais um motivo de bagunça, Nando deu um jeito na descarga, enxugamos e limpamos a catástrofe e o banheiro ficou interditado até segunda ordem!

Mas, essa visão do inferno me marcou e trouxe uma certeza:

Em qualquer evento dentro de casa, é importante pensar na preparação do banheiro como pensamos na preparação dos outros cômodos, já que imprevistos aí podem gerar situações constrangedoras que nenhum anfitrião deseja.

É mais ou menos assim: imagine que o seu banheiro irá virar um banheiro de McDonald’s pelas próximas horas, mas, diferente do McDonald’s, você não terá aquela santa mocinha uniformizada portando um esfregão enorme e um balde com rodinhas para te salvar!

Então, vou te ajudar a pensar em como deixar o banheiro bonito e confortável para seus convidados (coisa que o McDonald’s não tem!) sem esquecer dos detalhes básicos (que substituirão a santa mocinha uniformizada!).

Garantindo a infraestrutura do banheiro

  1. Certifique-se de que não exista nenhum problema de instalação no banheiro como, por exemplo, pia entupida, torneira pingando, vaso sanitário entupido ou descarga que não funciona direito (!!!!). Se você notar que algo não está legal, providencie o conserto. Pode ter certeza: se alguma coisa não está 100%, o uso frequente em um curto espaço de tempo vai destrambelhar tudo de vez!
  2. Faça uma boa faxina no banheiro e o deixe tinindo! Preste atenção nos ralos. Muitas vezes eles deixam passar um cheiro desagradável. Se for esse o caso, coloque desinfetante, use tampões próprios para ralo ou os cubra com tapetinhos.
  3. Mesmo que não tenha hábito de usar aquelas pastilhas dentro do vaso sanitário, acho que, pelo menos no dia do evento, vale a pena instalar uma. Todo dia inventam um modelo diferente e as fragrâncias já melhoraram muito!
  4. Coloque um bom aromatizador de ambiente em algum lugar estratégico do banheiro. Acho que o melhor modelo é o de varetas, que vai liberando a fragrância de forma suave e constante.
  5. Coloque um rolo de papel higiênico cheio para uso e deixe, pelo menos, um rolo sobressalente visível que poderá ser trocado pelo próprio convidado. Você não vai querer ninguém chamando o “Alfredo” no meio da festa!!!

    3 - Rolos de papel higiênico
    Fontes: makeit-loveit.com; produto Mercado Livre; revista Casa e Jardim
  6. Prepare uma lixeirinha de banheiro com saco. É importante que ela seja daqueles modelos com tampa e pedal. Um pedal que funcione direito, por favor!
  7. Deixe sempre janelas, basculantes ou qualquer forma de circulação de ar do banheiro previamente abertas e desimpedidas.
  8. Crie um kit de emergência e o deixe no banheiro, escondido dos convidados. O kit deve ter as maravilhosas luvas amarelas de borracha, sacos para lixeira, lenços umedecidos para limpeza e desinfetante! Aí, de vez em quando, você vai entrar no banheiro e verificar a situação. Se precisar esvaziar a lixeira, as luvas e o saco já estão na mão. Se precisar fazer uma intervenção, digamos, mais “importante” no banheiro, as luvas, os lencinhos de limpeza e o desinfetante já estão por perto. Sem constrangimentos, entra-e-sai no banheiro ou luvas amarelas passeando de um lado para o outro…3 - Kit limpeza

 

Você está gostando deste artigo? Então siga ACL pelo Facebook!

 

Garantindo o conforto dos convidados

  1. Coloque sobre o lavatório um recipiente de sabonete líquido e um de álcool gel. Não gosto de usar sabonete em barra em dias de festa porque a saboneteira vai ficando molhada e acaba deixando a barra “melequenta”.
  2. Disponibilize para os convidados algumas toalhas de lavabo que podem ficar dobradinhas em cima da bancada ou penduradas em ganchinhos. Quando eu falo algumas, sugiro 3 ou 4. Se perceber que alguma já está muito molhada, retire logo de uso! Você também pode usar lenços grandes ou toalhas de papel, que são descartáveis e secam bem as mãos.

    3 - Toalhas e lenços
    Fontes: giselemagretti.com; Organizando Tudo; Um Brinco
  3. Eu nunca fiz, mas já vi na Internet e achei legal disponibilizar para os convidados um kit toalete. Esse kit pode conter fio dental, enxaguante bucal, aspirina, lenço de papel pequeno, coisinhas assim… Podem ficar em uma caixa ou bandeja sobre a bancada ou em algum nicho ou gaveta do banheiro. Os kits profissionais para casamentos e grandes festas são etiquetados e incluem esmaltes, absorventes, cotonetes, camisinhas e outras coisas que eu, pessoalmente, acho um exagero para um evento em casa.

Caprichando na decoração do banheiro

  1. Decore o banheiro pensando nele como um cômodo que faz parte do evento. Não precisa exagerar, mas, é bacana levar elementos ou cores da decoração para dentro dele.
  2. Use flores. Naturais ou artificias, o que preferir. Pode criar um arranjo grande ou trabalhar com pequenos vasinhos espalhados. A flor alegra qualquer ambiente e demonstra carinho pelos convidados.
  3. Use velas. Elas são um charme! O único cuidado é colocar em lugares do banheiro com pouca chance de ocorrer algum acidente, como um convidado queimado ou uma toalha chamuscada. Também acho bom evitá-las se houver muitas crianças presentes no evento.

Procurei fotos do banheiro social aqui de casa em dia de festa e achei essas aí de baixo. Foram tiradas no Reveillon de 2012.  Lembro que não coloquei o aromatizador de varetas porque as velas que usei exalavam fragrância de baunilha. Muito boas! Lembro também que fiquei preocupada com os meninos por causa das velas, mas conversei com o Matheus antes da festa e o Miguel, nessa época, não ia ao banheiro sozinho. Então, como não haveria outras crianças, resolvi usá-las.

3 - Meu banheiro social

Tenho certeza que, depois dessas dicas, seu banheiro vai resistir firme e forte até o final de qualquer evento que você inventar. E, se algum convidado pensar nele depois da festa, será para lembrar de como estava bonito e cheiroso! 🙂 🙂

Divisor arabesco turquesa

Você tem alguma outra sugestão? Escreve aí nos comentários e compartilhe com a gente!

Fotos? Mande as fotos do seu banheiro arrumadinho, pronto para encarar um evento, para falecom@acasalaranja.com.br ou poste nas redes sociais com #blogACL.

Vou ficar esperando…

Grande beijo,

Beth.Compartilhamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline